sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Comunicação Institucional como Graduação Tecnológica

Hoje um colega inseriu em uma rede o qual eu faço parte o seguinte post:
Passeando pelos sites de algumas IES de Minas Gerais, encontrei um curso que me chamou bastante atenção, trata-se de um curso de Comunicação Institucional, de Graduação Tecnológica. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o mesmo. O que me chamou atenção foi a descrição proposta pela própria instituição: "O profissional tecnólogo em Comunicação Institucional é responsável pelo planejamento, implementação, gerenciamento e promoção do uso de tecnologias para a comunicação institucional interna e externa. Com capacidade crítica e analítica, é capaz de avaliar aspectos estéticos, formais e sociais de uma organização e poderá definir objetivos de comunicação da instituição, mensurar resultados da política de comunicação, interagir com o público interno e externo, desenvolver projetos de comunicação em diferentes mídias, além de atuar, em equipes multidisciplinares, na promoção de eventos utilizando estratégias de gestão e marketing." [...]
Gente, isso mostra o quanto a profissão de Relações Públicas pode estar se tornando vulnerável.
O que acham disso??

3 comentários:

F.P disse...

"Com capacidade crítica e analítica".
Essa parte é crucial, e eu não concordo que um curso técnológico possa ter arcabouço teórico para que o profissional saia com essa tal capacidade crítica e analítica.

Não creio que o surgimento de cursos como este seja um problema para a nossa profissão, só nos fortalece pelo sentido de termos essa capacidade crítica, de termos 4 anos de formação e sabermos que não necessitamos somente dessas ferramentas que são citadas no texto para ser um RP.

Abraços

Karla Guimarães disse...

Fábio, concordo com vc, realmente a bagagem que um tecnólogo irá possuir em 2 anos, realmente fica bem distante do que vemos em 4 anos de graduação..

Abraço, e obrigada por comentar!
Ah, por favor me manda o endereço do teu blog de RP para eu colocar em minha lista.

Unknown disse...

Pessoal, conheço algumas pessoas graduadas em cursos tecnólogos e posso afirmar que são excelentes profissionais no mercado. Percebo que ainda existe muita resistência em aceitar essa nova modalidade de graduação. Mas com o dinamismo do mercado e a rapidez em que as tecnologias entram cada vez mais em nossas vidas, alterando padrões antigos e nos fazendo buscar por novas conexões, acredito que o crescimento como pessoa e como profissional, é sempre mais benéfico se não tivermos tanto preconceito. Cada curso tem o seu valor e a sua finalidade. Como a proposta de um curso tecnólogo é o aprendizado na prática, o profissional em sua maioria sai com uma bagagem prática muito mais consistente do que os profissionais formados em cursos tradicionais (bacharelado) porque a carga de conteúdo teórico é bem mais elevada. Neste mundo tem espaço para todos. Acredito que o foco não deveria ser em discutir qual é o melhor, pois os dois têm seus valores. Depende do que cada pessoa busca para a sua formação. Nada melhor do que conhecer uma novidade sem estar com a mente presa em processos e padrões antigos. Abrir a mente é o primeiro passo para o nosso crescimento.
Abraços

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails