quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sustentabilidade:uma estratégia organizacional

Por: Amanda Araújo
O conceito de sustentabilidade em muitas organizações brasileiras conquistou sua implementação nos últimos anos e tem sido abarcado pelos planos de negócios da maioria delas. Essas organizações atentaram para a necessidade de vincular seus valores à qualidade de sustentável, de modo que os esforços para manter ou estabilizar uma boa reputação e imagem têm sido utilizados no sentido de uma nova estratégia de relacionamento, voltada para a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. O mercado brasileiro atual testemunha uma proliferação de indicadores e medidores de diferenciais nas organizações. Há muitas empresas atuando no mesmo ramo e a oferta de produtos e serviços é exorbitante. Em meio a esse cenário, a comunicação se destaca, aliada aos valores éticos e aos princípios da sustentabilidade.
Nas organizações, a comunicação é utilizada de forma estratégica com a finalidade de amparar a gestão dos administradores. Dessa forma, os resultados das ações comunicacionais são decisivos para a concretização da imagem das instituições perante a sociedade, criando, além disso, ambientes de trabalho (interno/externo) favoráveis e ganhando credibilidade no tocante à opinião pública. A comunicação, assim, faz toda a diferença.
Um viés da comunicação estratégica está intrinsecamente ligado à por vezes, são irreparáveis.- questão ambiental. As organizações contemporâneas estão mais preocupadas em desenvolver ações que legitimem sua marca e sua identidade quanto à sustentabilidade, além do planejamento para os casos de crises fruto de desastres e acidentes ambientais.
Crises estas que podem gerar um grande entrave ao desenvolvimento da instituição como um todo, já que as conseqüências, por vezes, são irreparáveis.
Uma política ambiental tem tamanha importância para os negócios que a sua ausência acarreta conseqüências drásticas junto à opinião pública e, uma vez contra, esta tem força de coibir
empreendimentos importantes para a empresa e originar dificuldades na aceitação dos seus produtos.
Isto porque a instalação de empresas numa determinada região gera a necessidade do cumprimento da responsabilidade social e ambiental, devendo significar benefícios para as comunidades, jamais prejuízos.
Além disso, as organizações devem ser transparentes em suas atividades e manifestar preocupações com os recursos naturais, cada vez mais escassos..
Seja do ponto de vista social, seja do ponto de vista ambiental, o cenário global hoje é preocupante. O mundo clama pela preservação. A opinião pública está mais consciente e tem exigido maior compromisso e
responsabilidade para com o meio ambiente por parte das empresas e do governo. Nesse contexto, o papel dos profissionais de comunicação se faz imprescindível, até por uma questão de divulgação dos resultados de investimentos no campo ambiental, porque de nada adianta a implementação de políticas de preservação se a sociedade não as conhece.
Sendo assim, as Relações Públicas são essenciais para o sucesso das organizações. O profissional deve planejar estrategicamente a melhor forma de interagir com a sociedade e executar corretamente as táticas de comunicação, divulgando e consolidando a marca institucional de suas organizações junto à opinião pública. Cada vez mais as empresas buscam profissionais que conheçam políticas públicas e ambientais e dominem a área de comunicação. E em se tratando do campo ambiental, é preciso acreditar e trabalhar de forma ética, transparente e responsável para que se conserve o planeta e garanta o futuro das próximas gerações.

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