O mundo contemporâneo está em constante mudança. O tempo não pára e, por isso, a mudança se torna uma atitude vital para o progresso e aperfeiçoamento no ritmo do mundo moderno. Mudança e comunicação são elementos intrinsecamente relacionados, porque é a prática comunicacional que caracteriza, personaliza, diferencia e viabiliza a gestão de mudança.Cinco fases são essenciais para a gestão de mudança atrelada à comunicação, contando ainda com o fator de liderança no contexto executivo. Os cinco tópicos são: conhecimento, persuasão, decisão, experimentação e confirmação. Primeiramente, é imprescindível ter em mente o domínio pleno do conhecimento antes de propulsionar propostas de mudança. É evidente: na atualidade o conhecimento se posiciona no centro das relações.Uma vez que o conhecimento é um diferencial competitivo, ele alia e integra o montante de informações compondo um corpus do saber. O conhecimento é o conteúdo estratégico localizado e sabiamente administrado para um determinado fim. Assim, a gestão do conhecimento é um processo sistemático e articulado para a finalidade última de alcançar um nível de excelência organizacional. Destarte, o conhecimento - tanto da dinâmica interna da empresa quanto do panorama mundial - é fundamental para identificar o momento mais oportuno para empreender mudanças. É preciso monitorar o mercado, sondar as reais necessidades de realizar mudanças organizacionais e, principalmente, elaborar um plano personalizado de comunicação com uma tática específica para angariar apoiadores e parceiros estratégicos para empreender as mudanças propostas.Após a análise e o diagnóstico da necessidade de mudanças, inicia-se a fase de persuasão, importante estratégia de comunicação organizacional para transpor as barreiras e entrar em comum acordo para a concretização da mudança. Aliada à liderança, a persuasão é a principal arma para se vencer as resistências. Logo, a comunicação é o fator central nessa etapa. Vencidas as resistências, entra em cena a liderança para posicionar, com determinação e assertividade. É o momento de grandes decisões do líder, que deve consolidar um forte alicerce na edificação de mudanças estruturais. Após a tomada de decisão, o líder deve estrategicamente articular seus colaboradores, apoiadores e parceiros, a fim de unir forças e enfrentar os obstáculos e adversidades que poderá encontrar pelo caminho. Essas preliminares culminam, enfim, na fase de experimentação das mudanças. Com o plano de ação personalizado, a empresa poderá passar por uma fase laboratorial em que se valoriza a experiência empírica da mudança, alinhando os novos papéis e as novas premissas da organização.Finalizada essa fase, uma avaliação posterior avalizará a eficácia da mudança implementada e talvez sinalizará a necessidade de realinhar mais outras na estrutura organizacional. Por sua natureza própria, mudanças são marcadas pelo caráter de incerteza. É impossível, antecipadamente, apontar certezas absolutas e infalíveis a respeito dos seus impactos. O que é possível é tentar traçar previsões e expectativas, apoiando medidas de acordo com um plano de ação estruturado; se conduzido com o processo de comunicação competente, a fase de experimentação será bem-sucedida e finalmente levará a mudança à implementação definitiva. Apesar de dar ênfase às etapas sistemáticas da comunicação na gestão de mudança, considero fundamental frisar que a sua grande virtude é a sua capacidade de ampliar nossos horizontes e abrir novos caminhos, rumo a um aperfeiçoamento contínuo. Mudar é, de fato, uma atitude vital para o ser humano.A comunicação nos permite agir sobre a vida estimulando novos comportamentos. Precisamos abrir nossa consciência, perceber o novo mundo em que vivemos. Não se aplicam mais os papéis sociais e costumes de preservação, sobrevivência, propriedade e domínio, hoje: é um mundo para se compartilhar.Convido-os a estabelecer os mais altos padrões de conhecimento, comunicação e compartilhamento, para promover mudanças eficazes. Os resultados serão pessoas mais felizes, afetuosas, eficientes, convivendo harmonicamente. Isso porque um outro nível de consciência foi alcançado, e naturalmente o balanço financeiro será positivo.
Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3)
*Empresária, consultora, palestrante, especialista em comunicação empresarial. Diretora-executiva da NA3 Comunicação Estratégica.
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