A pesquisa buscou desvendar o porquê de jornalistas e publicitários retornarem às classes universitárias para estudar Relações Públicas
adonline – 27/10/2008 15:41:53 - Rio Grande do Sul
Jornalistas e publicitários estão de volta às Universidades em busca de aperfeiçoamento. Essa é a constatação da pesquisa realizada pela egressa de Comunicação Social da ULBRA, Cíntia Santana. O seu TCC foi escolhido entre os três melhores do Brasil na categoria Valorização da Profissão e disputa a grande final do Prêmio ABRP 2008, promovido pela Associação Brasileira de Relações Públicas. A pesquisa buscou desvendar o porquê de jornalistas e publicitários retornarem às classes universitárias para estudar Relações Públicas.
Pelo segundo ano consecutivo a ULBRA tem um de seus alunos presentes na grande final. “Foi uma relevante contribuição para o estudo e valorização da profissão. Um dos méritos da acadêmica foi pesquisar esta temática que ainda é pouco explorada em trabalhos de conclusão de curso”, comenta o coordenador da graduação no campus Canoas, Gustavo Becker.
De acordo com Cíntia, a escolha do tema surgiu de uma curiosidade pessoal. Na elaboração de um trabalho em aula ela questionou os colegas, já formados em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, do porquê em cursar Relações Públicas. “A partir dali, passei a considerar o assunto interessante para uma monografia”, comenta. De fato, o perfil do profissional de comunicação pode estar mudando.
Isso porque a pesquisa constatou que o curso Relações Públicas conecta os conhecimentos das outras áreas da Comunicação Social. “O estudo de RP oportuniza uma prática profissional mais harmônica e adequada às atuais demandas de mercado”, afirma Cíntia. O aperfeiçoamento, segundo ela, servirá principalmente para quem deseja atuar em assessoria de comunicação, visto que essa atividade requer uma visão mais estratégica.
No entanto, essa busca por especialização deve ser mais reconhecida pelo mercado. Para Cíntia, muitas empresas optam por ações pontuais de cunho jornalístico ou publicitário que são executadas de forma isolada, sem planejamento e sem força. Com isso, a instituição deixa de criar uma identidade, seja para o cliente interno ou externo. “Nesse aspecto entra a função do profissional de Relações Públicas, que é de planejar e unificar a postura da empresa quando esta deve se comunicar com cada um de seus públicos”, salienta.
Fonte: adonline
2 comentários:
Prezada Karla Guimarães, estou aqui hoje não para comentar as postagens mais para diz: que bom que você abriu esse espaço... Parabéns pela iniciativa, e vamos juntos construir uma comunicação mais democratica e plural.
Abraço grande,
Jorge Lima
Olá Karla!
Parabéns pela iniciativa.
Fiz um post sobre o seu blog no www.serrp.blogspot.com e coloquei o link na seção "Blogs de Relações Públicas.
Parabéns pela iniciativa.
Atenciosamente,
Juliano Melo.
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